August 20, 2019
March 4, 2019
September 5, 2018
July 18, 2018
July 18, 2018
July 18, 2018
July 18, 2018
July 18, 2018
Posts Recentes
Posts Em Destaque
SARAMPO: sintomas, transmissão e prevenção
August 20, 2019
SARAMPO
Introdução
O sarampo é uma doença contagiosa que se inicia com febre, posteriormente acompanhada de manchas pelo corpo, e o tratamento é realizado para redução dos sintomas. Esta doença é causada pelo vírus conhecido como Morvillivirus. Com maior incidência de casos na faixa etária de 6 meses à 1 ano de idade.
Sintomas
Os principais sintomas são: febre, tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal estar intenso. Após estes sintomas, existe o aparecimento das manchas avermelhadas que iniciam no rosto e atrás das orelhas e partem para a direção dos pés. A persistência de febre neste período das manchas é um indicativo de gravidade e a atenção deve ser redobrada, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
O sarampo mata?
A doença pode se tornar grave, quando existe o acometimento do sistema nervoso central e pode complicar quando aliada a infecções secundárias que podem levar a morte devido à debilidade do sistema imune, tais como:
Pneumonia - Cerca de 1 em cada 20 crianças com sarampo podem desenvolver pneumonia, e é a causa mais comum de morte por sarampo em crianças pequenas.
Otite média aguda (infecções de ouvido) - Ocorre em cerca de 1 em 10 crianças com sarampo e podem ocasionar a perda auditiva permanente.
Encefalite aguda - 1 em cada 1.000 crianças podem desenvolver essa complicação e 10% destas podem morrer.
Os grupos de risco são: recém-nascidos, bebês e crianças entre 6 meses à 10 anos de idade, gestantes, pessoas portadoras de imunodeficiências e indivíduos desnutridos.
Transmissão
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, geralmente pela dispersão de gotículas com partículas virais no ar, provenientes de tosses, espirros, fala ou até mesmo respiração, e que podem se perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, principalmente em locais fechados como escolas, clínicas e hospitais, por isso o contágio da doença se torna fácil.
A doença é transmitida na fase em que o indivíduo encontra- se no período febril e persiste até quatro dias após o aparecimento das manchas avermelhadas.
Diagnóstico
TESTES SOROLÓGICOS
A sorologia é o método diagnóstico mais utilizado, a imunoglobulina M (IgM) é detectada dentro de 3 a 4 dias após o início dos sintomas e persiste em altas doses no sangue por 8 a 12 semanas, é o indicativo de fase aguda da doença.
Já a imunoglobulina G (IgG) é detectável dentro de 7 a 10 dias do surgimento do quadro clínico e permanece elevada por toda vida, tornando se um indicativo de contato com o vírus. O IgG confirma a soroconversão após doença ou vacinação.
Como prevenir-se do sarampo?
O sarampo é uma doença que pode ser evitada pela vacinação. E agora, neste período de surto da doença nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná, devemos ficar atentos ao esquema vacinal.

Quando tomar a vacina do sarampo?
Primeira dose: Aos 12 meses de idade (1 ano)
Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade?
- Se você possui entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
- Quem comprovar as duas doses da vacina do sarampo, não precisa vacinar-se novamente.
Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
De 1 a 29 anos – Necessárias às duas doses;
De 30 a 49 anos - Apenas uma dose.
Gestantes podem vacinar-se?
Não. É importante vacinar-se antes da gestação, pois a vacina é contraindicada durante a gestação.
Quais são as vacinas que protegem do sarampo?
A vacina do sarampo está disponível em apresentações diferentes. Todas elas previnem o sarampo e cabe ao profissional de saúde utilizar a vacina ideal para cada indivíduo, de acordo com a idade ou situação
epidemiológica.
As vacinas são:
Dupla viral - Protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;
Tríplice viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;
Tetra viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).
Onde devo tomar a vacina?
As vacinas são ofertadas em unidades públicas e privadas de vacinação. Procure a unidade mais próxima da sua região.
Fonte: Ministério da Saúde, 2019.